Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=yVJD1tqQ98o
Twitter: @AcaoLocalBT
albtobias@gmail.com

11 fevereiro 2015

VIVA O CENTRO: Crise Hídrica

Aos Empresários e Moradores do Centro de São Paulo

Ref.: Crise hídrica

Prezados(as),

A crise hídrica que assola o Sudeste do Brasil com repercussões tanto no abastecimento de água quanto na oferta de energia elétrica já provoca desemprego e desassossego, que tende a se agravar com o racionamento ou rodízio de água a ser implantado proximamente em São Paulo.

As entidades públicas ou privadas responsáveis pelo abastecimento da população preparam seus planos que serão divulgados no momento que considerarem oportuno ou adequado.

Quanto aos usuários/consumidores, cabe administrar suas reservas, evitando desperdícios, reaproveitando água já usada, captando quando possível água de chuva e, principalmente, mudando hábitos de consumo passando a substituir, na quantidade possível, água por outros produtos (ao invés de lavar um piso, varrer ou passar um pano úmido com desinfetante, usar papel ou esponja para tirar o "grosso" de utensílios a serem lavados etc.).  

Dependendo do nível do racionamento e do local (prédio, casa, bairro etc.), conflitos poderão surgir. Assim, é importante que as comunidades locais se organizem melhor, não só para cobrar das autoridades providências que se façam necessárias, mas também para, de forma cooperativa, difundir boas práticas e executar projetos e ações de natureza local que minimizem os efeitos da crise.

No Centro de São Paulo, a Associação Viva o Centro mantém há quase 20 anos um programa de apoio à organização comunitária, o Programa Ações Locais, que estimula empresários, profissionais liberais e moradores a se organizar, rua por rua, praça por praça, em núcleos de Ação Local. As Ações Locais reúnem as pessoas que atuam de forma voluntária e gratuita em torno de projetos e ações que elas próprias definem ou escolhem. A Viva o Centro dá apoio logístico e organizacional, promovendo a interação entre os núcleos e entre eles e as autoridades responsáveis pela área central.

Com a crise que cada vez mais se aprofunda, este programa se torna ainda mais importante. Se você mora ou trabalha no Centro de São Paulo ou se aqui tem seu negócio, participe da Ação Local de sua rua. A participação é gratuita e voluntária. Para participar basta se inscrever pelo site da Viva o Centro www.vivaocentro.org.br  ou mande um e-mail para avc@vivaocentro.org.br ou ainda visitando nossa base na Rua da Quitanda, 80, Térreo, bem no coração do Centro Histórico de São Paulo.

Aguardamos seu contato.

Viva o Centro!!

Marco Antonio Ramos de AlmeidaSuperintendente Geral
Associação Viva o Centro

Nenhum comentário: