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16 outubro 2013

Uol: vias no Centro terão velocidade máxima reduzida

  • Arte/UOL
    A Prefeitura de São Paulo vai implantar no centro uma rótula para dar mais velocidade aos ônibus
    A Prefeitura de São Paulo vai implantar no centro uma rótula para dar mais velocidade aos ônibus
A Prefeitura de São Paulo implanta nesta segunda-feira (16) o primeiro trecho de um sistema de trânsito que prevê mão única de direção para veículos na região central, a rótula central. A medida vai afetar a avenida Ipiranga, na região central da cidade, entre a praça Alfredo Issa e a avenida São Luís, de segunda a sexta-feira das 6h às 22h e, aos sábados, das 6h às 14h.
Ao final de todas as etapas, sem prazo para conclusão, o sistema vai percorrer a praça João Mendes, a avenida Rangel Pestana, o viaduto Mercúrio, a avenida Mercúrio, a rua Senador Queiroz, a avenida Ipiranga, a avenida São Luís, o viaduto Nove de Julho e o viaduto Maria Paula.

"Há meses fizemos o estudo para implantar a rótula. A velocidade do ônibus vai aumentar 25%", afirmou o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto. 
De acordo com ele, há hoje uma má distribuição das linhas na região central. "Elas não são troncalizadas, não param no meio do caminho. A saída é troncalizar. O que é isso? É deixar poucas linhas na operação. Programa o horário e, com isso, evita aquela fileira de ônibus."
O secretário disse que vai restringir o tráfego em algumas ruas, mexer em estacionamentos, no canteiro central e na rede de trólebus, além de remanejar diversos pontos de ônibus.
"Mesmo não proibindo o carro, a faixa na rótula vai ser um agente inibidor do carro. O fato de ter a rótula intimida o uso do carro. É natural. É um processo em que o usuário do carro vai perceber que não vale a pena trafegar por ali", disse Tatto.
Já a velocidade máxima permitida que era de 50km/h em algumas vias no interior da rótula, cairá para 40km/h. E as vias que compõem as faixas exclusivas da rótula, terão velocidade reduzida de 60km/h para 50km/h. 

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