Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=yVJD1tqQ98o
Twitter: @AcaoLocalBT
albtobias@gmail.com

18 janeiro 2011

Você, cidadão de atitude – descarte responsável

Com as recentes enchentes e bueiros entupidos levantou-se a questão do descarte irregular de lixo. Sabemos realmente como descartar o lixo e itens volumosos? Se você segue os pontos que mencionamos aqui, está no caminho certo! Veja também o que não fazer.
 
Lixo Domiciliar
É o lixo que não pode ser reciclado. A coleta é feita pela Prefeitura de São Paulo, através das concessionárias contratadas. Você pode conferir o horário que a coleta é feita em sua rua através do site: http://www3.prefeitura.sp.gov.br/limpeza_urbana/FormsPublic/LimpezaRua.aspx ou concessionárias:
LOGA - Atende as zonas Oeste, Norte, Centro e parte da Leste. Pesquise aqui sua rua.
Atende às subprefeituras: Butantã, Casa Verde, Freguesia do Ó, Jaçanâ/Tremembé, Lapa, Mooca, Penha, Perus, Pinheiros, Pirituba/Jaraguá, Santana/Tucuruvi, Vila Maria/Vila Guilherme e Sé.
www.loga.com.br - 0800-770 1111

ECOURBIS - Atende as zonas Sul e parte da Leste. Pesquise aqui sua rua.
Atende às subprefeituras: Aricanduva / Formosa, Campo Limpo, Capela do Socoroo, Cidade Ademar, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Ipiranga, Itaim Paulista, Itaquera, Jabaquara, M’Boi Mirim, Parelheiros, Santo Amaro, São Mateus, São Miguel, Vila Mariana e Vila Prudente. www.ecourbis.com.br  - 0800-772 7979

Leia também sobre grandes geradores de resíduo: http://acaolocalbrigadeirotobias.blogspot.com/2010/11/empresa-que-tira-mais-de-3-sacos-de.html
 

Itens volumosos como eletrodomésticos, móveis – quais destinos posso dar? 

. Doar:
Desta forma você não receberá nada tangível, em contrapartida é uma atitude nobre e principalmente de grande respeito aos recursos limitados do meio ambiente.

- Para entidades sociais: assim você estará beneficiando um projeto social e o item poderá contribuir muito a quem precisa.

- Se o item necessitar de reparo ou não estiver funcionando: você poderá doar para entidades como as Casas André Luiz que costumam aceitar e fazer a retirada em domicilio através do Mercatudo (são amparados por técnicos que reparam o problema ou aproveitam as peças). www.mercatudo.org.br – Fones 0800-773-4066 e 2459-7000. Ou doar para lojas de assistência técnica que poderão reutilizar peças em bom estado.
 

. Vender: é uma boa iniciativa caso o item estiver em boas condições de uso no caso de móveis, eletrodomésticos etc.

. Descartar:   Aproveite a operação Cata-bagulho organizada pelas Subprefeituras. Costuma ocorrer aos sábados, de acordo com programação pré-definida de perímetro e um caminhão da Prefeitura recolhe objetos de volume como sofás, colchões, pneus, móveis, madeira, metal, eletrodomésticos que a população queira descartar.
No Centro, o calendário e endereços atendidos pela operação e os horário estão disponíveis no: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/se/ (clique na opção Cata-bagulho)
Você poderá também levar os itens até um Ecoponto mais próximo, leia o post a respeito: http://acaolocalbrigadeirotobias.blogspot.com/2010/08/voce-cidadao-de-atitude_18.html


Para acesso ao site de outras Subprefeituras, busque em: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/

Pequena quantidade de entulho
Leia o post sobre Ecopontos: http://acaolocalbrigadeirotobias.blogspot.com/2010/08/voce-cidadao-de-atitude_18.html

Lixo eletrônico
Leia os posts no marcador Reciclagem – sobre reciclagem lixo eletrônico: http://acaolocalbrigadeirotobias.blogspot.com/search/label/Reciclagem

Visite também: http://www.e-lixo.org/

O que não fazer
Procure não “delegar” o seu descarte, principalmente de objetos de grande volume, para seu empregado, ou zelador do prédio, sem que você dê as orientações de forma enfática do procedimento correto. Embora muitas vezes tenham boa fé e boas intenções, por falta de informação é muito comum que eles “deleguem” ainda a uma terceira figura, o carroceiro. Às vezes até entregamos um trocadinho para nos “livrarmos” do item em desuso.

Alguns carroceiros (não são todos), por questão de necessidade, aceitam o serviço “delegado”, recebem o trocadinho e acabam descartando o objeto em espaços e vias públicas. Isso é muito comum acontecer.  

Procure, na medida do possível, você mesmo se certificar de seu descarte. Afinal foi você quem o gerou.

A atitude responsável de um, somada a de outros, reflete em bons resultados para o bairro, para toda a comunidade, revertendo no bem estar e qualidade de vida tanto para o indivíduo quanto ao coletivo. 


Assim como cada gesto irregular que a princípio pode parecer pequeno, feito por várias pessoas, pode causar grandes transtornos e até tirar vidas.

Não basta ser solidário após as enchentes ocorrerem, é preciso ser solidário para evitar que aconteçam.

Nenhum comentário: