Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=yVJD1tqQ98o
Twitter: @AcaoLocalBT
albtobias@gmail.com

24 agosto 2009

Um pouco da história do Edifício Rizkallah Jorge


Antigo ícone de São Paulo, o Edifício Rizkallah Jorge, localizado na Rua Rizkallah Jorge, esquina com a Avenida Prestes Maia, centro histórico de São Paulo, foi projetado para ser um hotel de alto luxo na década de 50. Com arquitetura neoclássica, foi sede do Grupo Votorantim por 20 anos até servendido, nos anos 70, à Beneficência Portuguesa.

Na década de 80, o surgimento de novos polos econômicos em São Paulo resultou na desocupação e abandono de vários prédios no centro, como foi ocaso do Rizkallah Jorge. Tombado pelo Patrimônio Histórico, foi restaurado pela Prefeitura de São Paulo, na gestão de 2000-2004, que na época lançou, em parceria com a Caixa Econômica Federal, o Programa de Arrendamento Residencial (PAR), beneficiando a população com renda entre três e seis salários mínimos.

Com a restauração, seus 17 andares foram convertidos em 167 apartamentos tipo estúdio, com área privativa entre 30 e 45 m² . A fachada teve todos os elementos originais em bom estado preservados, recuperando-se a cor original, as janelas e portas de ferro e as ferragens antigas em bom estado.

O nome do edifício é igual ao da rua - Rizkallah Jorge, uma homenagem ao sírio Rizkallah Jorge, que em 1898 fundou a Casa da Bóia, na R. Florêncio de Abreu. Em 2009, a loja completou 111 anos. Em 1911, São Paulo enfrentou uma grande epidemia de febre amarela que se alastrou devido às precárias condições de saneamento. Para ajudar no combate à epidemia, Rizkallah introduziu no País as boias para caixa d´água. A partir de 1929, o sírio iniciou importantes projetos filantrópicos, ajudando centenas de famílias imigrantes que chegavam a São Paulo.

Por Eliane Oliveira Rodrigues, voluntária.

6 comentários:

Suzie Clavery disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Suzie Clavery disse...

Olhem só quantas histórias temos em nossa região! É muito bom poder participar da Ação Local e descobrir um pouco mais sobre o Centro de São Paulo. Sem dúvida quanto mais conhecemos, mais admiramos e nos orgulhamos dessa cidade. Parabéns!

Mauricio disse...

Muito bom, parabéns pela iniciativa em dividir esta história com todos.

Regina. disse...

Parabéns pela pesquisa. Parabéns pelo blog.
Regina Antonio

Anônimo disse...

Muito legal o texto. Parabéns!

Anônimo disse...

Moro neste edifico, que tem uma arquitetura unica, pena que os moradores na sua maioria não dão valor ao local.