Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=yVJD1tqQ98o
Twitter: @AcaoLocalBT
albtobias@gmail.com

04 março 2013

Calçadas e a falta de solução

Nos últimos meses a imprensa tem chamado a atenção para um assunto que está muito presente no dia-a-dia de todo paulistano, mas está longe de ser ter uma solução: calçadas. Hoje o responsável pela calçada é o proprietário do imóvel. Porém há pouca informação, apoio e oferta de alternativas que facilite o investimento na melhoria das calçadas. Como cada um pode escolher seu material, e é inviável contratar um engenheiro para fazer o estudo, muitas pessoas contratam serviços de baixo custo e qualidade inferior. Outra questão são as empresas concessionárias - as de telefonia para instalação de cabos de fibra óptica, ou as de gás, luz - que saem rasgando as calçadas e ao terminarem o serviço não as restauram da forma como estavam antes de sua intervenção. Seria injusto que o proprietário do imóvel seja autuado nestas situações.

Fizemos uma pesquisa na empresa em que trabalho, perguntando aos colaboradores o que mais os incomodava no Centro da cidade. E das opções elencadas, os mais votados foram problemas que tinham alguma relação com as calçadas. 

Seja a calçada propriamente, por estar danificada, com buracos, mal conservada, com rampas de estacionamento muito inclinadas, e até postes obstruindo. Lixo que é depositado fora do horário de coleta, ou o descarte irregular de entulho e objetos de volume - na calçada. E pessoas em situação de rua que montam suas malocas e fazem suas necessidades lá mesmo. São itens que prejudicam a mobilidade dos pedestres e motivos pelos quais é necessário desviar pela rua. 

O problema não é específico do Centro, mas em todo país, conforme o estudo da ONG Mobilize Brasil:
http://www.mobilize.org.br/midias/pesquisas/relatorio-calcadas-do-brasil---jan-2013pdf1.pdf

Fotografamos alguns trechos na rua Brigadeiro Tobias, que apresentam buracos nas calçadas ou nas ruas:
Rua Brigadeiro Tobias, 185, esquina com Cel. Batista da Luz - bem no final da rampa de pedestres, um buraco no pavimento.
Cruzamento rua Brigadeiro Tobias (número 185) com Cel. Batista da Luz, é possível ver a extensão da calçada que foi "rasgada" por alguma concessionária de serviço. Há meses sem o devido restauro. 

Rua Brigadeiro Tobias, 247 - poste mal instalado no meio de um buraco.

Rua Brigadeiro Tobias, 298 - buraco na rua aberto por alguma concessionária de serviço.

Rua Brigadeiro Tobias - calçada em frente à faculdade de música. O rasgo feito por concessionária de serviço se estende até o final da quadra. 

Rua Brigadeiro Tobias com Beneficência Portuguesa - buracos abertos por concessionárias de serviço.


Rua Brigadeiro Tobias, 320 - rombo deixado por alguma concessionária de serviço.

Rua Brigadeiro Tobias, 367 - calçada estreita que abriga ponto de ônibus.
Dificilmente vemos as pessoas aguardando o ônibus nessa calçada, devido aos buracos, mau cheiro da água que se acumula, e os problemas descritos nas fotos abaixo.

Rua Brigadeiro Tobias, 367 - a calçada que já é bem estreita, ainda tem um agravante: postes instalados bem no meio. Um é da iluminação pública, outro da sinalização de vias e o último indicando o ponto de ônibus. 

Rua Brigadeiro Tobias, 367 - trecho danificado por concessionária de serviço há pelo menos 3 meses.

Nenhum comentário: