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25 setembro 2011

Você, cidadão de atitude - faça sua solicitação


Existem formas simples de reivindicar seu direito de cidadão, pressionando o Poder Público a atuar nos serviços básicos, que afetarão o coletivo.

E você pode fazer isso, através do seu computador!


Uma forma de contribuir é notificar a Prefeitura de ocorrências ou divergências. Nem sempre a fiscalização do poder público consegue chegar em todas as ruas, portanto, se cada um fizer sua notificação, além de fazer sua parte, as chances de ser atendido aumentam.

Veja algumas situações que você pode notificar a Prefeitura: quando uma obra - seja pública ou não - está irregular. Quando alguém está fazendo descarte irregular - isso pode afetar a saúde pública ou aumentar o risco de enchentes. Quando a luz do poste público não estiver funcionando - pode afetar sua segurança. Casos de calçadas que dificultam a mobilidade.  Solicitação de poda de árvore. Veículo estacionado a menos de 5m de distância da calçada, ou veículo obstruindo a rua. Veículo abandonado. Buraco na rua. Esgoto a céu aberto. Vigilância de alimentos. Animais peçonhentos. Falta de coleta de lixo. Reclamações sobre o transporte público. 

A Prefeitura de São Paulo, possui um canal, o SAC - Serviço de atendimento ao Cidadão http://sac.prefeitura.sp.gov.br/, online, onde você poderá abrir sua solicitação. Se preferir pode também ligar para 156. 

Anote o número de protocolo de atendimento. Você ainda poderá consultar o andamento de sua solicitação, digitando o número do protocolo ou seu RG em "Consulte sua solicitação", na lateral esquerda do site.

Caso sua solicitação não tenha sido atendida no prazo originalmente informado, você poderá acionar, também online, a Ouvidoria da Prefeitura de São Paulo (http://www9.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/ouvidoria/). A Ação Local Brigadeiro Tobias já acionou a Ouvidoria em alguns casos e teve atendimento satisfatório. Atendimento via fone: 0800-175717 das 9h às 17h.

Muitas vezes é necessário ser persistente e mobilizar seus familiares e vizinhos a também abrirem seus protocolos. Isso também repercute nas chances de ser atendido. Mas uma vez que você for até o fim com sua solicitação e notar a diferença após ser atendido, verá como é bom o sentimento de dever cumprido.  

Quanto mais pessoas fizerem isso, mais pressão para o poder público exercer sua função.

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