A Prefeitura de São Paulo vai finalmente começar a reciclar o entulho de obras e da construção civil. Orçado em R$ 88,4 milhões, um novo contrato colocado ontem em consulta pública vai dobrar o volume de resíduos sólidos retirado das ruas da cidade e de obras públicas.
A medida do governo municipal visa a acabar com os atuais contratos emergenciais de 2006, de R$ 30 milhões por ano, e atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada no ano passado, ao implementar as centrais de triagem e reciclagem nos aterros. Ainda não há prazo definido para a licitação.
Hoje as quatro empresas responsáveis pelo serviço recebem até 78 mil toneladas de resíduos sólidos recolhidos mensalmente por empresas de caçamba credenciadas, dos 42 ecopontos e de obras dos governos municipal e estadual - todo o volume é hoje enterrado em aterros localizados na capital, o que é condenado por ambientalistas, principalmente pelo alto valor agregado desse tipo de material.
Com o novo contrato, serão levadas para os aterros até 156 mil toneladas de entulhos por mês.
O edital determina que pelo menos 10% de todo o entulho seja reciclado, mas a expectativa é de que a empresa vencedora acabe reciclando bem mais do que isso, por causa dos lucros que pode retirar com a venda dos materiais. Os recicláveis que não forem reutilizados deverão ser aterrados de maneira que, futuramente, possam ser retirados e levados às centrais de reciclagem.
Os resíduos recicláveis são de dois tipos: entulhos de construção, demolição, reforma e reparados, como telhas, concreto, tijolos, argamassa e blocos, e resíduos recicláveis, como plástico, papel, vidro e metais. A consulta pública aberta ontem diz que a empresa contratada também será responsável pela reciclagem, mas não foi especificado como e quem vai ficar com o montante arrecadado com a venda desse material.
Desperdício
18 mil toneladas de resíduos sólidos são recolhidas todos os dias das ruas da capital, incluindo lixo doméstico, hospitalar e de entulho
35% do total recolhido de resíduos
sólidos poderia hoje ser reciclado na capital, segundo estimativas de empresas de limpeza urbana
sólidos poderia hoje ser reciclado na capital, segundo estimativas de empresas de limpeza urbana
1% é, no entanto, o montante hoje reciclado em São Paulo
1casa é jogada fora a cada três outras construídas em São Paulo, por causa do desperdício dos
entulhos que poderiam ser reciclados, segundo estudo do consultor da ONU na capital Sabetai Calderon.
entulhos que poderiam ser reciclados, segundo estudo do consultor da ONU na capital Sabetai Calderon.
Leia matéria completa: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110630/not_imp738714,0.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário