Foi no dia 21 de abril de 2011 que ocorreu o Terceiro Encontro de Cultura e Cidadania para a população que sobrevive nas ruas de São Paulo. Das 9h às 17h, no centro da Praça da Sé, pessoas em situação de rua puderam receber ajuda e auxílio de várias formas.
Foram montadas cinco tendas para oferecer os seguintes serviços: corte de barba e cabelo, orientação jurídica, orientação médica com encaminhamento aos usuários de drogas, fotos 3x4 para documentação pessoal, encaminhamento para retirada da 1ª ou 2ª via da carteira de identidade, encaminhamento a postos emprego, cadastro para cursos profissionalizantes, distribuição de leis e decretos em prol da população em situação de rua e orientações da Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).
O evento foi organizado pela ONG Movimento Estadual da População em Situação de Rua de São Paulo. Liderado por Robson Mendonça, um grupo de 12 voluntários, todos ex-moradores de rua, formam a organização.
Para a moradora em situação de rua Roberta Alexandra Matco, que completou 38 anos na véspera, o evento possibilitou que ela conseguisse uma 2ª via de seus documentos. O novo corte de cabelo bem curto (que ficou lindo!), segundo ela, ajuda a diminuir o mau cheiro e facilita na hora de lavar. Roberta "mora" há dez anos na rua. Seu desejo é a conquista de uma casa e emprego fixo. Ela diz sobreviver diariamente pelo auxílio das ONGs e instituições que oferecem comida e roupas.

Um novo visual para Roberta Alexandra Matco

Raulzinho, o artista da praça da Sé
Trechos e fotos extraídos do Blog Mural, da Folha.com, por Leonardo Brito, 23/04/2011.
Leia o post completo do Blog Mural: http://mural.folha.blog.uol.com.br/
Leia o post completo do Blog Mural: http://mural.folha.blog.uol.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário