A Teoria da janela quebrada reforça que os problemas nos bairros devem ser resolvidos ainda quando pequenos. Pois caso o contrário, as chances de vandalismo e aumento do problema potencializam. Assim como atrai violência, roubos, sujeira, presença de usuários e traficantes de drogas entre outros aspectos negativos. Essa teoria foi divulgada na edição de março 1982, no jornal americano "The Atlantic Monthly", em artigo escrito por George L. Kelling e James Q. Wilson. Fonte de estudo e inspiração para várias ações da polícia e serviços públicos americanos e também de grandes cidades em outros países.
Um simples vidro de janela quebrado, quando não reparado imediatamente remete o abandono do local. E a possibilidade de vândalos verem e terminarem de quebrar outros vidros da janela aumentam. Assim como o lixo que é deixado nas ruas ou calçadas. Vão acumulando e criam a tendência nas outras pessoas de jogarem seu lixo lá. Ou simplesmente as pessoas se sentem mais à vontade de jogar o lixo na rua daquela área.
O psicólogo americano Philip Zimbardo divulgou seu estudo testando a teoria da janela quebrada. Colocou um veículo sem pneus em dois bairros de classes sociais diferentes, em cidades distintas nos Estados Unidos. O carro no bairro onde a violência e roubos são maiores foi atacado por vândalos 10 minutos após ser abandonado. E logo algumas pessoas levaram peças do carro. E em 24 horas todas as peças relevantes foram levadas. Já o carro abandonado no outro bairro de classe média alta, permaneceu intocado por 1 semana. O psicólogo foi então até o local e começou a amassar o carro com uma marreta. Alguns transeuntes se juntaram a ele, depredando o veículo todo.
O estudo menciona que pessoas seguidoras das leis, que cuidam de suas casas, seu bairro, se preocupam com seus filhos e de seus vizinhos, podem mudar sua conduta e serem agressivos quando algo estranho aparece em seu meio. Começa por aí. E esse simples objeto abandonado atrai outros problemas. Famílias se mudam dali, vêm famílias menos estruturadas. Um prédio é abandonado. Sua janela é quebrada, ninguém conserta. Jovens vândalos marcam encontros na esquina. O lixo é deixado ali e se acumula. Brigas na rua ocorrem com maior frequência.
Portanto é importante cuidarmos do nosso "pedaço" para evitar que a decadência tome conta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário